Notícias

3.500 milhões investidos em centros comerciais

3.500 milhões investidos em centros comerciais em Portugal

Em 14 anos, 30% do total de investimento imobiliário em Portugal foi aplicado em centros comerciais, sendo que 64% do capital investido foi realizado por operadores internacionais.

Desde 2003, o setor dos centros comerciais captou 3.500 milhões de euros, 30% do total de investimento imobiliário comercial direto em Portugal nesse período, sendo que 64% do investimento foi feito por operadores internacionais. No que toca ao investimento indireto no setor – através da compra de unidades de participação em fundos especificamente dedicados à detenção e gestão de centros comerciais –, estima-se superior a 1.500 milhões de euros e quase exclusivamente por parte de fundos estrangeiros. Números avançados na última publicação da Cushman & Wakefield, dedicada aos centros comerciais.

O estudo revela ainda que, em média, o volume de investimento direto alocado cada ano a centros comerciais se situa nos 230 milhões de euros, com o peso do capital estrangeiro a rondar os 70%. Nos últimos 17 anos foram fechados 65 negócios de investimento em centros comerciais em Portugal, com um valor médio por operação na ordem dos 60 milhões de euros.

120 centros comerciais no país

De acordo com os dados apresentados, Portugal encontra-se entre os países da Europa com maior densidade de centros comerciais. O país conta com cerca de 120 centros comerciais que, no conjunto, totalizam mais de 3 milhões de m2 de área bruta locável (ABL), valor que resulta num ABL/1.000 habitantes de 280 m2, superior à média europeia de 239 m2. As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentram metade da oferta, mais de 1,5 milhões de m2 de ABL, num total de 66 centros comerciais – 41 na Grande Lisboa e 25 no Grande Porto.

Entre janeiro de 2015 e junho de 2017, a Cushman & Wakefield registou cerca de 800 operações de arrendamento de lojas nos centros comerciais portugueses.

Entre 2000 e 2010 inauguraram 60 centros comerciais, totalizando cerca de 1,7 milhões de m2 de ABL. Desde então, o crescimento atenuou de forma significativa, resumindo-se essencialmente a expansões e renovações de centros existentes.

Atualmente encontram-se em construção apenas dois centros comerciais: o Mar Shopping Algarve promovido pela IKEA Centres, em Loulé, com 83.000 m2 de ABL, e o Évora Shopping da Ares Capital, com 16.200 m2. Ambos os centros têm abertura prevista até ao final do ano.

Os fundos de investimento imobiliário são o tipo de investidor mais frequente em centros comerciais, predominando em termos de origem o capital americano, alemão, holandês e britânico.

Os americanos da Blackstone, a RREEF, de origem alemã, e a Rockspring, do Reino Unido, são os investidores internacionais que desde 2003 mais capital alocaram ao mercado de centros comerciais em Portugal, somando em conjunto cerca de 900 milhões de euros.

O top cinco das maiores operações realizadas até hoje

O maior negócio realizado até hoje foi a venda do Almada Fórum à Blachstone, em 2015, por 224 milhões de euros; o segundo foi o Fórum Coimbra, em 2017, por 180 milhões de euros à Resillent/Greenbay; o terceiro lugar é ocupado pela venda do Dolce Vita Tejo, à Eurofund Investments, por 160 milhões de euros, em 2015. A quarta maior operação aconteceu com a venda do Fórum Montijo, em 2015, à Blackstone, por 128 milhões de euros. Em quinto lugar ficou o AlgarveShopping, vendido à CBRE GIP por 120 milhões de euros, em 2016.

Fonte: www.jornaleconomico.sapo.pt

Já pensou em investir em Portugal ?

Se já passa aqui as suas férias, porque não fica a residir? Para além de todas as razões que já conhece, saiba que Portugal possui condições atraentes para fazer aqui, o seu investimento.

Entre em contato conosco e faça como muitos brasileiros que redescobriram Portugal.

Fornecemos um atendimento personalizado e exclusivo, prezando pela segurança jurídica, realizando acompanhamentos do cliente em todas as etapas do negócio.

Leia também o “Descobrimento às avessas” , “Elite brasileira traz novos negócios para Portugal

Portugal um dos melhores países para viver” , “Crédito à habitação em Portugal. Saiba quais os municípios onde é mais fácil comprar casa” e “Já pensou em morar em Portugal? Saiba o preço médio de uma casa no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *