fbpx

Notícias

Descubra como é a vida em Portugal e descubra se morar lá vale a pena

Descubra como é a vida em Portugal e descubra se morar lá vale a pena

Pensando em como seria viver em Portugal? Conheça algumas curiosidades e dicas sobre o país que tem recebido muitos brasileiros.

A facilidade e proximidade com o idioma, além da intensa ligação histórica, têm feito com que muitos brasileiros tirem um tempo para viver em Portugal. Seja para fazer um curso, um intercâmbio ou mesmo mergulhar-se em si mesmo para um ano sabático, as terras lusitanas têm sido destino cada mais frequente.

Se comparado ao Brasil, Portugal é um país pequeno, menor do que o estado de Santa Catarina e possui cerca de 10,46 milhões de habitantes. Embora a língua seja praticamente a mesma, Portugal está localizado na Europa e carrega consigo as particulares e hábitos culturais do velho continente.
Se a sua intenção é passar uma temporada por lá, prepare-se antes, conhecendo mais sobre este país.

ENTENDA COMO É A VIDA EM PORTUGAL

TRANSPORTE PÚBLICO
Tanto em Portugal, quanto na grande maioria dos países da Europa, a malha viária e as ferrovias atendem muito bem a população. Sendo assim, se locomover utilizando transporte público é rápido, barato e eficaz. E muitos aproveitam para viajar de trem pela Europa .

IDADE PARA DIRIGIR CARROS
Em Portugal, a idade mínima para dirigir carros é 16 anos. Porém, os adolescentes têm algumas restrições: eles só podem dirigir motos de até 125 cilindradas, triciclos, quadriciclos ou automóveis considerados pequenos (pela lei, carros com até 50 cilindradas).

SERVIÇOS DOMÉSTICOS
Se no Brasil você está acostumado a ter sempre alguém para fazer suas tarefas, repense. Em Portugal e em grande parte da Europa, contratar uma empregada doméstica é privilégio de quem é muito rico. Muito mais do que uma questão financeira, o fato envolve uma questão cultural.
No Velho Continente as pessoas são ensinadas desde cedo a cuidar das próprias coisas e isso inclui roupas, louça e todos os demais serviços domésticos que, na cultura dos brasileiros, pagamos alguém para fazer.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Em Portugal os animais de estimação são tratados com muito cuidado e respeito. Seu peludo poderá andar com você no transporte público e não é incomum ver pessoas com os seus bichinhos em restaurantes e bares, por exemplo.

IDADE PARA CONSUMIR BEBIDA ALCOÓLICA
E por falar em bares, se você deseja passar uma temporada em Portugal, é interessante saber a idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas.
Cerveja e vinho podem ser consumidos por quem já tiver completado 16 anos de idade. Já bebidas consideradas mais fortes, como whisky e vodka, são permitidas apenas para maiores de 18 anos de idade.

CUSTO DE VIDA
O custo de vida vai depender de alguns fatores. Se sua ideia é montar acampamento em Lisboa, saiba que ela é a cidade com o custo mais alto de Portugal, seguida do Porto.

Em contrapartida são as cidades com maior oferta de empregos e que pagam salários mais altos. Há que se levar em conta ainda a localização escolhida e o seu estilo de vida.

Em geral, os serviços mais básicos como água, luz, telefone internet não costumam apresentar valores exorbitantes. Se você pretende viajar barato pela Europa , Portugal é um excelente ponto de partida.

MAIORIDADE PENAL
Tema bastante controverso por aqui, em Portugal as regras são claras e bem definidas. A responsabilidade penal (ou seja, a pessoa pode ser responsabilizada e julgada pelos seus atos) ocorre a partir dos 12 anos de idade. Adolescentes com idade entre 16 e 21 estão sujeitos a um Regime Penal Especial.

VOTO
Em Portugal o voto é facultativo e não obrigatório como acontece no Brasil. Para votar é preciso ter 18 anos completos.

QUESTÕES CULTURAIS E EDUCACIONAIS
Entre os portugueses, 15% possuem o ensino superior completo. Em Portugal, o analfabetismo é uma taxa baixa e decrescente. A educação é tema visto com atenção e cuidado pelo governo e o país pode ser uma excelente opção para quem quer estudar fora do Brasil .

Fonte: www.terra.com.br

Já pensou em investir em Portugal ?

Se já passa aqui as suas férias, porque não fica a residir? Para além de todas as razões que já conhece, saiba que Portugal possui condições atraentes para fazer aqui, o seu investimento.

Entre em contato conosco e faça como muitos brasileiros que redescobriram Portugal.

Fornecemos um atendimento personalizado e exclusivo, prezando pela segurança jurídica, realizando acompanhamentos do cliente em todas as etapas do negócio.

Leia também o “Descobrimento às avessas” , “Elite brasileira traz novos negócios para Portugal

Portugal um dos melhores países para viver” , “Crédito à habitação em Portugal. Saiba quais os municípios onde é mais fácil comprar casa” e “Já pensou em morar em Portugal? Saiba o preço médio de uma casa no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *