Notícias

Exportações de vinho crescem 10%

Exportações de vinho crescem 10%

Exportações de vinho crescem 10% em Portugal

Portugal recupera vendas para Angola, Brasil e China. Mercado interno também está a expansão.

O mercado do vinho está em recuperação, sobretudo, nas vendas para o exterior. No primeiro semestre, as exportações cresceram 10%, face a igual período do ano passado, mas as expedições para os países terceiros tiveram um crescimento de 25%, apurou o Dinheiro Vivo junto do Ministério da Agricultura.

No plano externo, destaque para Angola, Brasil e China, destinos que tiveram quedas acentuadas em 2016, e agora estão de novo florescentes. O mercado angolano foi o que mais se destacou, ao aumentar as compras em 136%. O Brasil comprou mais 79% e a China mais 29%.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, “a afirmação do setor do vinho nos mercados estrangeiros é uma evidência”, e atribui esse desempenho “a um cada vez maior reconhecimento da qualidade e da diversidade dos vinhos portugueses, para os quais os produtores têm seguido uma estratégia determinada de investimento na inovação”.

Turismo e restauração puxam pelas vendas

No mercado interno, o aumento das vendas foi na ordem dos 3%, de janeiro a junho. Neste caso, Luís Vieira considera que esse acréscimo “está seguramente ligado ao crescimento do turismo, associado à recuperação do setor da restauração, que apresenta um aumento de vendas de 17,6%”.

Em termos de valor, Luís Vieira assinala um aumento de 6,5% nos vinhos certificados, o que em sua opinião traduz uma “maior valorização” dos vinhos nacionais.

A par do crescimento das exportações do vinho, o Ministério destaca também a subida de 15% das vendas ao exterior por parte do setor agroalimentar.

Fonte: www.dinheirovivo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *