Notícias

Portugal pode ‘ver-se livre’ do FMI já no próximo ano

Portugal pode ‘ver-se livre’ do FMI já no próximo ano

Portugal pode ‘ver-se livre’ do FMI já no próximo ano

Reembolsos antecipados são a causa de adiantamento do possível fim das visitas de inspeção pós-resgate, feitas duas vezes ao ano pelo FMI. As visitas de monitorização estavam previstas acabar só daqui a dois anos.

Portugal pode ver-se livre das “visitas de monitorização” do FMI já no próximo ano, noticia o DN. As inspeções pós-resgate podem terminar dois anos antes do previsto, em ano de legislativas.

As visitas de monitorização pós-resgate realizam-se duas vezes ao ano, e fazem parte “da actividade normal de supervisão de países membros com montantes em dívida para com o FMI superiores a 200% da quota”, segundo o FMI. A quota é o pagamento anual que cada país realiza para poder fazer parte do fundo.

Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, explica que a ideia “é prosseguir com a estratégia” dos pagamentos antecipados à entidade, apoiada na liquidez acumulada no final de cada ano.

Os reembolsos antecipados, iniciados pelo anterior governo PSD-CDS, são a principal causa desta antecipação do fim das visitas. A acontecer, o FMI passará a visitar o país apenas para o exame anual. Se o Tesouro pagar 3,2 mil milhões de euros ao FMI em 2019, as inspecções regulares pós-programa terminam. Ficam por pagar cinco mil milhões ao fundo.

As visitas de monitorização acontecem duas vezes ao ano, e fazem parte “da actividade normal de supervisão de países membros com montantes em dívida para com o FMI superiores a 200% da quota”, segundo o FMI.

O FMI concedeu a Portugal um crédito de 27 mil milhões de euros, cerca de 33% do pacote de financiamento necessário depois da crise de 2011.

Fonte: www.jornaleconomico.sapo.pt

Já pensou em morar em Portugal ?

Se já passa aqui as suas férias, porque não fica a residir? Para além de todas as razões que já conhece, saiba que Portugal possui condições atraentes para fazer aqui, o seu investimento.

Entre em contato conosco e faça como muitos brasileiros que redescobriram Portugal.

Fornecemos um atendimento personalizado e exclusivo, prezando pela segurança jurídica, realizando acompanhamentos do cliente em todas as etapas do negócio.

Leia também o “Descobrimento às avessas” , “Elite brasileira traz novos negócios para Portugal

Portugal um dos melhores países para viver” , “Crédito à habitação em Portugal. Saiba quais os municípios onde é mais fácil comprar casa” e “Já pensou em morar em Portugal? Saiba o preço médio de uma casa no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *