Notícias

Velho mundo, novos sonhos sotaque e força cearense em Portugal

Velho mundo, novos sonhos: sotaque e força cearense em Portugal

Velho mundo, novos sonhos: sotaque e força cearense em Portugal

Em aconchegante apartamento, no bairro da Ajuda, há uma rede de dormir na sala de estar. O símbolo mais forte de que ali reside uma cearense. Mas, ao sair pelas ruas de Lisboa, a funcionária pública aposentada Luiza Laura Gondim Rocha está sempre aberta a desfrutar, ao máximo, do país que adotou como sua morada.

Portugal também acolheu muitos outros conterrâneos, a exemplo do advogado Raimundo Neto, da psicóloga Racquel Chaves, da fotógrafa Amanda Teixeira, da arquiteta Jorgiana Varejão, da professora Helena de Freitas, da empresária Angela Souza, dos designers Marildo Montenegro e Claudiana Cordeiro, do jogador de futebol Lionn e da médica Claudia Souza.

Pois, pois. Se existe um cearense em todo canto do mundo, em terras lusitanas eles parecem se multiplicar. Em diferentes épocas, atravessaram o Atlântico por vários motivos, revelados neste DOC “Cearenses em Portugal”. Deles, ouvimos por que é tão giro (legal) viver neste país: segurança, saúde, educação e transporte público de boa qualidade, opções de lazer e cultura, além de ser um lugar promissor para educar os filhos.

Da mesma forma, contam que nem tudo é perfeito. Afinal, em qualquer lugar do mundo, sempre existirão aspectos positivos e negativos. A palavra “preconceito” surge em alguns relatos, porém não é mais forte do que a resistência dos entrevistados para serem bem-sucedidos e felizes na terra alheia.

Confira o vídeo sobre o DOC: Cearenses em Portugal

Dentre os motivos que levam cearenses além-mar estão estudos, casamentos com portugueses, trabalho, aposentadoria ou para experimentar outras culturas. É o caso também dos jornalistas cearenses Lucas Menezes e Fernanda Brasileiro, nossos ex-colegas do Diário do Nordeste, que, embora não sejam personagens desta reportagem, participam colaborando com fotos e vídeos. Fernanda faz mestrado em Lisboa, e Lucas no Porto.

Nem sempre o processo de adaptação é simples, e isso é bom que fique claro. Conseguir emprego, não é fácil. Investir também não. Mas há boas perspectivas. Depois de passar por uma grave crise econômica, o país demonstra sinais de revitalização, seja na economia, nas artes e no turismo. Nos últimos anos, notícias dão conta de celebridades que se mudaram para lá – caso recente da cantora Madonna – ou têm casa para passar temporadas.

Expressões

Na “vida real”, se o propósito é vivenciar outras culturas, o melhor caminho é estar atento e procurar compreender os códigos locais. O fato de falar a língua-irmã facilita, mesmo assim há momentos em que as expressões causam alguns estranhamentos, assim como o vocabulário. Lá, chamar uma pessoa de “moça, moço” é ofensivo, durex é preservativo, casa de banho, banheiro, pequeno almoço, café da manhã… O processo de compreensão da maneira de ser dos portugueses pode ser demorado. Com o passar do tempo, vai-se entendendo melhor: aquilo que  parecia “grosseria” nada mais é do que a forma própria como eles falam.

É inevitável não incorporar alguns desses costumes. Como demonstram os cearenses entrevistados. Eles já mesclam naturalmente o português de Portugal e português do Brasil. “Pronto”, “Beijinhos”, “Tás a ver?”, “Boa continuação” e, principalmente, a ausência de gerúndios.

Não há dados exatos de quem sai apenas do nosso Estado. O que mais se aproxima é o do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, mas que tem jurisdição no Ceará e Piauí. Segundo o órgão, em 2016, foram registrados 246 pedidos de visto.

Desse total, a maior parte, 207, foi destinada aos estudos, 12 para religiosos, 11 com prova de rendimentos, 8 para trabalho e 8 para empreendedores. Em 2015, a procura foi maior, com 254 pedidos de visto. Isso só reforça o quanto ainda temos para aprender e também a contribuir com o país-irmão!

Saiba mais em: www.diariodonordeste.verdesmares.com.br

Já pensou em morar em Portugal ?

Se já passa aqui as suas férias, porque não fica a residir? Para além de todas as razões que já conhece, saiba que Portugal possui condições atraentes para fazer aqui, o seu investimento.

Entre em contato conosco e faça como muitos brasileiros que redescobriram Portugal.

Fornecemos um atendimento personalizado e exclusivo, prezando pela segurança jurídica, realizando acompanhamentos do cliente em todas as etapas do negócio.

Leia também o “Descobrimento às avessas” , “Elite brasileira traz novos negócios para Portugal

Portugal um dos melhores países para viver” , “Crédito à habitação em Portugal. Saiba quais os municípios onde é mais fácil comprar casa” e “Já pensou em morar em Portugal? Saiba o preço médio de uma casa no país

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *